Thiago Noronha Pinto

Rede Vetor Brasil

Sou administrador especializado em gestão de projetos e em gestão pública e mestre pela Universidade Federal do Ceará, onde pesquisei a temática de sustentabilidade socioambiental.

Possuo uma trajetória profissional plural no campo de gestão, tendo atuado, ao longo dos últimos dez anos, tanto na iniciativa privada quanto na iniciativa pública, com foco em ciência de dados e gestão de projetos. Atualmente atuo na Coordenadoria de Planejamento e Controle da Companhia Docas do Ceará.

Considero que as minhas habilidades de comunicação e liderança, somadas a uma visão analítica, empreendedora e sistemática, são os meus pontos fortes enquanto gestor. Considero-me, ainda, um gestor idealista e entusiasta do desenvolvimento sustentável e dos direitos humanos. Almejo ser capaz, cada dia mais, de promover uma liderança humana, ética e eficiente.

Ao cursar o mestrado stricto sensu em Administração e Controladoria, dediquei-me a pesquisar os temas de sustentabilidade e responsabilidade social corporativa, tendo acumulado vasta leitura sobre os temas e publicado pesquisas em congressos internacionais; também ministro palestras e treinamentos sobre essas temáticas. Acredito nas vantagens estratégicas de trazer o conhecimento científico para o contexto das organizações.

Sou, também, escritor do formato prosa. Acredito que a minha criatividade artística e a minha facilidade com escrita muito me ajudaram na entrega de produtos e soluções inovadoras dentro do contexto corporativo.

Tenho certa vocação a ocupar posições de representação social, já tendo sido representante discente da pós-graduação da Universidade Federal do Ceará e, enquanto escritor, atuo como ativista das causas da classe artística, integrando movimentos e comissões que buscam fomentar as políticas públicas culturais. Também já compus fóruns LGBTs e de empreendedorismo social. Para mim, faz muito sentido construir ideias e falas coletivamente.

Tive a honra de morar a trabalho em três regiões do Brasil e sou um apaixonado pela diversidade cultural do meu país. Minha família tem origens sertanejas. Tenho orgulho de ser nordestino. Sou nascido e criado em Fortaleza, em um bairro da periferia da cidade chamado João XXIII. Eu tenho um sentimento muito especial de pertencimento para com a minha comunidade.

“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.” Carl Jung