Rede Vetor Brasil
Nascida em São Luís (Maranhão), Éllen Cristina Pinheiro Ferreira, a filha mais nova de Dona Jesus, é uma esperançosa. Assim como Paulo Freire, acredita que “é preciso ter esperança, mas do verbo esperançar; que é se levantar, ir atrás e juntar-se com outros para fazer de outro modo…”e assim conseguir a concretude do que se sonha. E o maior sonho/objetivo pessoal e profissional de Éllen é contribuir para a redução das desigualdades sociais entre as pessoas, para que independente de condições físicas, geográficas e sociais todas e todos tenham condições e oportunidades de TER e REALIZAR seus próprios sonhos, como ela está tendo.
É bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão, foi a primeira pessoa de sua família a cursar o ensino superior. É usuária de transporte Público e do Sistema Único de Saúde, concluiu parte de seus estudos na rede pública de ensino. Cursou os primeiros anos do ensino básico como bolsista de uma escola particular, onde sua mãe, a pessoa que mais admira, trabalhava como auxiliar de serviços gerais.
Desde os primeiros períodos da graduação foi bolsista de pesquisa, tendo sido membro do Programa de Educação Tutorial – PET, de Ciências Sociais- grupo em que desenvolveu projeto de extensão, que associava ao mesmo tempo ensino e pesquisa, com vistas no fortalecimento de comunidades rurais envolvidas em disputas socioambientais com grandes empreendimentos. O projeto consistia na integração de jovens das comunidades em conflito, atividades de resgate da história oral de sua comunidade e catalogação desses dados através de métodos e aportes teóricos da antropologia, teve como resultado o florescimento do sentimento de protagonismo social desses jovens, empoderamento de suas próprias histórias e maior valorização da luta pela permanência em seus territórios.
Ainda na graduação, realizou estágio na DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO – DPU, no 1º Ofício de DIREITOS HUMANOS E TUTELA COLETIVA – DHTC, onde foi bolsista pelo período de dois anos, desenvolvendo diferentes atividades que auxiliaram na defesa, garantia e promoção dos direitos humanos de coletividades hipossuficientes. Após este tempo, permaneceu na DPU por mais um ano, na qualidade de estagiária voluntária, no mesmo gabinete. Na DPU desenvolveu diversas atividades, tais como: visitas de levantamento diagnóstico em comunidades tradicionais ; auxílio e elaboração de relatórios de situação e pareceres, pesquisas sociais, levantamento e atualização de dados, construção de documentos de audiências públicas e palestras que buscavam discutir a construção de políticas públicas e promoção de direitos de idosos, da pessoa com deficiência, das pessoas em situação de privação de liberdade, políticas de cotas, vítimas de tortura e separação compulsória e no atendimento a essas pessoas.
As atividades da DPU e do PET ocorreram concomitantemente, com diferenças apenas de turno e terminaram em períodos similares devido à impossibilidade de conciliar essas atividades com o estágio curricular obrigatório e a produção do TCC.
Éllen é do signo de touro, faz pequenas ilustrações, gosta de abricó e de gatos.