Déborah Luisa Lucas da Silva

Rede Vetor Brasil

Déborah Luisa atua como Analista de Projetos na I Care & Consult Brasil, como ponto focal no desenvolvimento das atividades do LEDS Lab, junto ao ICLEI, auxiliando os municípios participantes na estruturação de projetos financiáveis, voltados à eficiência energética em prédios públicos e com uma abordagem climática clara. Além disso, faz parte da equipe responsável pela estruturação do polo da empresa na área de Biodiversidade, no Brasil. Atua, ainda, como voluntária no movimento União Amazônia Viva, no suporte à a implementação do “Plano Emergencial de Enfrentamento ao COVID-19 e apoio à população indígena no Alto Rio Negro”, no Amazonas. Atuou como Engenheira Ambiental na Pimenta de Ávila Consultoria, com produção técnica de trabalhos voltados à serviços e soluções em engenharia de barragens, no tocante ao aspecto ambiental. Em parceria com o Youth Climate Leaders e ICLEI, participou do desenvolvimento do Selo Escola Sustentável, com a análise de estudo de caso sobre a Escola Municipal Herbert José de Souza, localizada em uma região de vulnerabilidade climática de Belo Horizonte, com criação de um Plano de Transição para uma escola sustentável, com foco na redução do risco climático, por meio da proposição de projetos e ações adaptativas, alinhados à Agenda 2030.
Foi Chefe da Superintendência de Economia Verde da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão, trabalhando com projetos voltados para o desenvolvimento do Pagamento por Serviços Ambientais no estado e na implantação do Sistema Jurisdicional de REDD+, em parceria com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM). Acompanhou as reuniões e ações do GCF Task Force – A Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas e as reuniões do Consórcio da Amazônia Legal. Trabalhou, ainda, como Assessora Sênior na Secretaria Adjunta de Recursos Ambientais do Maranhão, no suporte às capacitações técnicas e conscientização ambiental a famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, contempladas pelo Bolsa Maranhão Verde. Trabalhou também como Assessora Técnica na Superintendência de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Maranhão, na gestão dos conselhos consultivos de unidade de conservação (UC) e dos comitês de bacia hidrográfica, com apoio, ainda, à gestão das UCs estaduais. Participou da elaboração do Plano de Educação Ambiental do Maranhão e do Plano de Manejo da Unidade de Conservação: Parque Estadual do Sítio do Rangedor.
Ademais, estagiou na Associação Executiva de Apoio à Gestão de Bacias Hidrográficas Peixe Vivo com projetos voltados à gestão de recursos hídricos e
fez intercâmbio acadêmico em Murray State University e em Cornell University, nos Estados Unidos, onde realizou, respectivamente, pesquisas na área ambiental.
No tocante à formação acadêmica, Déborah é engenheira ambiental, formada pela UFMG, possui pós-graduação em Geoprocessamento pela PUC MINAS e, atualmente, cursa mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais, também na UFMG, com pesquisa voltada à definição de indicadores para mensuração de serviços ecossistêmicos.