Marília Firmiano: a arqueologia a transformou em uma pesquisadora no setor público

Hoje vamos conhecer a história de Marília Firmiano, alumni do Programa Trainee De Gestão Pública, da trilha de Profissionais Públicos. Atualmente ela está como Pesquisadora na área de Monitoramento e Avaliação da FGV EESP Clear.

Ela conta que na infância era meio aventureira e sempre foi muito curiosa, então chegou a imaginar que seria arqueóloga. Hoje, como pesquisadora dentro da gestão pública, acredita que a curiosidade da Marília criança permanece na Marília adulta, e o desejo pela arqueologia passou para a pesquisa.

Seu maior sonho dentro da gestão pública é o de aproximá-la do conhecimento científico e acadêmico, para produzir evidências mais fidedignas que possam embasar as políticas públicas, tornando-as mais eficientes. Durante seu período no programa, atuou no Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), onde pôde desenvolver alguns produtos como o Farol da Economia Cearense, que apresentava indicadores econômicos e sociais do Ceará, bem como o cenário macroeconômico nacional e internacional, dando insumos aos tomadores de decisão. Outros produtos desenvolvidos foram os relatórios de acompanhamento das ODS, que traziam as iniciativas do governo do Estado do Ceará que estavam alinhadas às ODS.

Ela acredita que o seu tempo no programa ajudou a amadurecer algumas ideias, principalmente nas formações, que foram muito ricas e traziam uma oxigenação. Para ela, a Rede Vetor Brasil é muito rica e também a maior riqueza do Vetor Brasil. É um caminho de crescimento pessoal, e um caminho de transformação profissional.